Neste artigo, vamos te mostrar como criar uma estratégia de marketing digital do zero, passo a passo, com dicas práticas para aplicar ainda hoje.
Provavelmente você já se perguntou por onde começar no marketing digital?
Como definir objetivos claros?
Qual canal digital é ideal para o seu negócio?
É possível gerar resultados mesmo com pouco investimento?
Se essas perguntas passam pela sua cabeça, este guia é para você.
Antes de começar, é essencial entender o conceito. Uma estratégia de marketing digital é o planejamento das ações online que sua marca irá executar para atrair, engajar e converter seu público-alvo em clientes.
Ela envolve o uso de canais como:
– Redes sociais
– E-mail marketing
– SEO (otimização em um Site para mecanismos de busca)
– Anúncios pagos (Google Ads, Meta Ads, etc.)
– Marketing de conteúdo
Use a metodologia SMART (específico, mensurável, atingível, relevante e com prazo) para definir seus objetivos.
– Idade, gênero, localização geográfica, estado civil, escolaridade, ocupação/profissão e renda média mensal, B2B e ou B2C
– Interesses e hobbies, comportamentos, afinidades, Valores e crenças, Estilo de vida, Objetivos e motivações pessoais
– Dores, desejos, dificuldades, preocupações, alvos e necessidades
– Possíveis objeções, barreiras, perguntas e dúvidas que surgem no momento da decisão de compra ou contratação dos seus serviços
– Onde essa pessoa busca informação online quando precisa dos seus produtos ou serviços, em que estágio ela chega até você: curiosa, buscando informação, apenas pesquisando ou decidida, que tipo de conteúdo consome, quais redes sociais utiliza e com que frequência, quais canais e influenciadores que acompanha, comportamento de consumo, formato preferido de comunicação (e-mail, WhatsApp, redes sociais, etc.)
Estratégias e ferramentas úteis para identificar o perfil e jornada do seu público na internet:
Google Analytics, redes sociais, pesquisas com clientes.
Essa análise ajuda a identificar obstáculos e oportunidades.
Após identificar o canais mais adequados, é necessário definir quais tipos de conteúdo precisam ser produzidos e em quais pretende investir em tráfego pago para atrair clientes de forma mais rápida.
Dica: use a regra 80/20 – 80% conteúdo relevante e 20% promocional.
– Google Ads: Para alcançar o cliente que está procurando seus produtos e serviços neste momento, com boas possibilidades de gerar negócio, pois ele está buscando você
– Meta Ads: Para alcance, com objetivo de chamar a atenção e despertar o interesse do cliente, sendo você que está indo atrás dele, e também para engajamento, visando se relacionar com seu público, fortalecer sua marca e aproximar o relacionamento
– Remarketing: Para impactar quem já conhece seu negócio, perseguindo este cliente na internet em diversos lugares, sendo visualizado por ele com frequência, estimulando a compra e engajamento
– Tráfego do site
– Taxa de conversão
– Custo por lead
– Engajamento nas redes sociais
Use ferramentas como:
– Google Analytics
– Google Search Console
– Meta Business Suite
– RD Station ou HubSpot (para automação)
– Crie uma identidade visual consistente
– Mantenha frequência nas postagens com um conteúdo relevante
– Invista também em parcerias e influenciadores
– Use gatilhos mentais nas comunicações
– Esteja sempre aprendendo e testando novas estratégias e ações
Começar uma estratégia de marketing digital do zero pode parecer desafiador, mas com planejamento, foco no público certo e análise constante, os resultados vêm.
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